sexta-feira, 25 de julho de 2008

Orgulho I

BASEADO NO LIVRO “ORGULHO FATAL”, DE RICHARD W. DORTCH
E NO ESTUDO “DOZE CONSELHOS IMPORTANTES PARA AQUELES QUE DESEJAM SER LÍDERES NA CASA DE DEUS”, DE WATCHMAN NEE


O QUE ORGULHO E COMO ELE AGE?

Nosso problema básico, como seres humanos, é o orgulho e a sede de poder. A pior espécie de orgulho é o espiritual. Quando se torna necessário anunciar como somos bons, espirituais e plenos, muita coisa fica a desejar. As pessoas sabem o que somos e nossas vidas falam por si mesmas. Nossa busca pelo poder e o abusar dele é, para cada um de nós, um orgulho fatal.

O dicionário define poder como “a capacidade de controlar os outros, agir com autoridade, domínio e influência”. A força da motivação do poder é o egoísmo.

Conhecimento, visão, oratória, antigüidade, informação, autoconfiança, cesso a pessoas importantes, habilidade para adiar ou obstruir, titulo ou posição social, estes são os instrumentos dos que buscam o poder.

O orgulho é o rei de todos os pecados, nenhum outro é maior do que ele, o orgulho transformou Lúcifer em inimigo de Deus. Satanás se recusou a submeter-se a Deus, ele queria ser o líder.

“O orgulho espiritual, por sua própria natureza é tão secreto que quase não se pode discernir pela intuição imediata da coisa em si, mas só pelos seus efeitos e frutos. O orgulho espiritual se dispõe a falar dos pecados alheios, com amargura, riso, leviandade e ar de desprezo. Enquanto a humildade crista pura prefere calar-se a respeito deles ou falar deles com tristeza e piedade...mas o cristão eminentemente humilde tem tanto a fazer em casa e vê tanto mal em seu próprio coração, ficando tão preocupado com isso, que não se dispõe a ocupar-se demasiado com o coração das outras pessoas; ele se queixa mais de si mesmo e da sua frieza e inferioridade na graça “ (Jonathan Edwards – 1703-1758)

2 - O PODER DESTRÓI OS RELACIONAMENTOS

As pessoas intoxicadas pelo poder só se concentram em sua agenda pessoal. Geralmente possuem questões mal resolvidas em suas vidas, mas se recusam a tratar com elas. Esses pecados ou problemas não resolvidos é que levam a ocupar posições de poder sobre outros.

O que provoca em nós o desejo de governar as pessoas, ser o chefe, o maioral? Existiria em nós algum verme mal formado trabalhando dentro de nos?

O orgulho fatal não é apenas o problema das pessoas destacadas, não é exclusividade dos políticos, pastores, educadores ou empresários. Cada um de nós pelos nossos atos, comportamento, estilo de vida, tenta fazer o papel de Deus, existe uma medida de orgulho fatal em cada um de nos.

Pessoas que estão no topo quase sempre rejeitam a mudança. Novas idéias são temidas e consideradas uma ameaça ao seu território. Não são os novos conceitos que temem, mas a perda do poder.

3- VOCÊ TEM SEDE DE PODER?

Certos traços são comuns à maioria das pessoas que aspiram ao poder, essas características estão bem escondidas sob um manto de engano. Veja se alguma destas aplicam-se a você?

1- Sua vida pessoal esconde pecados, seja de conduta, decisões ou estilo de vida? Se contar as coisas como são, se você se mostrar como é, as pessoas verão sua humanidade, seus defeitos e sua autoridade será questionada?
2- Você deixa de falar quando algo está errado a fim de proteger sua posição?
3- Você se aproveita das falhas dos outros?
4- Você tem conflitos de interesse?
5- Você engana a si mesmo e aos outros?
6- Você tem espírito altivo?
7- Você mente ou faz o que é necessário para conservar sua posição de poder?

Nenhum comentário: