quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Reflexões sobre culpa de mãe....

Agora o papo é para as mamães. Ai, como é difícil ser mãe... E como sentimos culpa por tudo...Sentimos culpa Eu quando fazemos, quando não fazemos, quando a criança come, quando não come... ái, caramba!

São muitas opiniões, todo mundo tem uma receita para criar filhos, e a gente escuta todo mundo, hhehehehe. Culpa pelo bebê dormir no quarto sozinho, culpa por dormir na cama conosco, culpa por não amamentar. Coração de mãe sofre.

Culpa por deixar os filhos com alguém, como é o meu caso, minha Helena fica na creche o dia todo... ás vezes tenho minhas crises... caramba... não é mole não. Volta dormindo no carro. Bato palmas para as mães que podem abrir mão de tudo e querem abrir para cuidar da prole.

Culpa por ficar irritado e dar palmadinhas, culpa por gritar e achar que a criança vai deixar de nos amar. Culpa, culpa.... culpa por desejar ser sem filhos em algumas ocasiões quando nos lembramos da liberdade, de deitar no sofá (ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh, alguém lembra da ultima vez que fez isso?)..

Bom, tomei algumas resoluções na minha vida para não carregar culpa:

1- Vou ouvir todas as opiniões das mamães experientes, ouvirei os médicos e principalmente a minha mãe. Mas vou fazer as coisas do meu jeito, afinal, a mãe sou eu, e assim, vou aprendendo...

2- Helena dorme no próprio quarto desde 2 meses, sendo q no meio da noite, as vezes eu a pego qdo acorda... e acaba aninhada entre mim e meu marido. Mas a regra é dormir no próprio quartinho. Eu? Ouvidos grudados na babá e qdo escuto um ái, saio correndo... haja batidinhas com o mindinho na porta ou com o joelho na cama... mas faz parte... Minha intimidade precisa ser preservada.

3- Eu amo a minha filhota e isso não vai ser provado se eu sair do emprego e ficar cuidando dela. Ela está feliz, num lugar de qualidade, e eu quero trabalhar, me faz bem. Não sou apenas mãe, sou mulher, sou profissional, enfim... Sem culpas. Resolvi que o melhor é que o tempo que eu passe com ela seja o melhor, nem que seja quando tomamos banho juntas. Ela leva uma boneca e enquanto eu a esfrego, ela esfrega a filhinha dela.

4- Sobre a irritação, ahhhh, peço perdão a Deus e a ela. Ela entende, com 2 anos e 8 meses. E jogo a culpa fora,porque sou humana, tenho sentimentos e não vou sucumbi-los, se não posso até adoecer, a gente sabe disso. Preciso sim, dar uma maneirada....mas as vezes 23h de um dia de semana onde vc quer desabar na cama e a criança quer ver Backyardigans e pular na cama, vão rolar uns gritinhos sim... heheheh

Era isso que eu queria compartilhar. Deus nos abençoe e nos ajude a sermos bons pais sempre!
Boa noite... ah, só tô escrevendo porque ela dormiu no taxi vindo da creche....

Nenhum comentário: