sexta-feira, 22 de março de 2019

Socorro Internet!

Estou há quase 6 meses de licença maternidade e ficar em casa tanto tempo me deu a oportunidade de observar e analisar nosso comportamento estranho na web.

Digo nosso, porque, em maior ou menor grau, todos somos afetados por esse mundo que nos suga através de uma tela de celular. Nos absorve, nos oprime, nos exige, parece nos aproximar, mas isola, parece nos fazer feliz, mas inquieta a nossa alma.

E, sim, minha perspectiva é cristã sim. A perspectiva de uma pessoa que segue a Bíblia e que faz dela seu manual de vida há quase 18 anos.

Mas como jornalista, analiso sim as novas formas de comunicar. E, com isso, como as pessoas se comportam nesse ambiente.

Observo o quanto desejamos parecer "bem na fita", o quanto a exposição da vida de tantas pessoas oprimem outras e despertam em nossos corações as vezes nossos piores sentimentos. Uma insatisfação surge do nada. Parece que a vida de todo mundo tá "andando" e a nossa, a sua, a minha tá "parada", tá sem graça....

A pequena e ingênua insatisfação vai dando lugar a uma tristeza, que dá lugar a uma comparação desencadeada pelas áreas de nossas vidas que não estão bem resolvidas, e quando vemos, lá estamos nós, comparando nossa vida com a de pessoas que sequer conhecemos. Temos a sensação estranha e assustadora de que vivermos alguma coisa, um passeio, uma viagem, um aniversário, e não postarmos, parece que não aconteceu. Parece que só existirmos de compartilharmos tudo o que vivemos. Isso me assusta. Não te assusta?

Mesmo para aquelas pessoas bem resolvidas com suas escolhas de vida, a ostentação das musas fitness, das mulheres de barriga chapada com 40 dias pós parto ( infelizmente não foi o meu caso, a pança pós parto ainda está aqui rsrsrs), dos relacionamentos perfeitos, das declarações de amor entre cônjuges, das viagens à Grécia ou a Fernando de Noronha, a ostentação dos filhos perfeitos, dos empregos e carreiras de grandes salários....... nos faz parar, pensar, analisar e sentir algo novo.

Um sentimento que, se não for domado, adoece a nossa alma.

Nunca houve um tempo com tantas pessoas deprimidas e insatisfeitas. A culpa? Desculpe-me internet. Mas a culpa é sua.

O ser humano é um ser frágil. Parece ser forte, mas não é. Finge força e plenitude para ostentar, mas basta um trauma ou uma perda atingir sua vida que ele desmorona.

Crianças sem controle na internet serão os atiradores anônimos de amanhã.
Adolescentes sem controle na internet serão os deprimidos e suicidas de amanhã.
Adultos sem controle na internet serão os invejosos, insatisfeitos, ansiosos, murmuradores, adúlteros de amanhã.

Pense nisso! Cuidado! A vida real te chama. Aquela que a gente não posta....


2 comentários:

Unknown disse...

Tenho vontade de ler esse texto mil vezes, meu TCC foi exatamente sobre esse tema pq isso começou em mim,perdia horas na Internet,já não parava para olhar o outro nem as coisas reais do dia dia.Na época o Senhor falou muito comigo ,a Internet estava me roubando dEle e era uma escolha minha,todos os dias precisamos vigiar,ter o tal do equilíbrio,colocar Deus no centro ,a tempo para todas as coisas.Eu simplesmente amooo os seus textos me inspiram ,me gera n faz pensar.Muito bom!!!

Ariane Ogeda disse...

Deus seja louvado....quem é você? RrsrsrsR