sábado, 23 de março de 2019

Contentamento x Insatisfação


 Filipenses 4:11-13

"Não digo isso como por necessidade porque já aprendi a contentar-me com o que tenho, sei estar abatido e sei também ter abundância em toda maneira e em todas as coisas estou instruído tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece"

No mundo baseado na competição, comparação e insatisfação generalizada encontrar contentamento parece cada vez mais difícil. As redes sociais e a exposição da vida e rotina das pessoas "aparentemente" perfeitas vão gerando crises e descontentamento. A  insatisfação gera infelicidade, a infelicidade gera ansiedade.

O que é contentamento?  Segundo o dicionário, é alegria, estado contente e satisfação.
Segundo dicionário bíblico Holman,  contentamento é uma satisfação interna que não requer mudança nas circunstâncias externas.

Existe uma diferença entre necessidade (alimento, vestuário, moradia) e desejo (telefone,carro,  viagem,etc). Deus disse que quanto as nossas necessidades Ele nos supriria :

Mateus 6:19 "Não ajunteis tesouros na terra onde a traça e ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam, mas ajuntai tesouros no céu onde nem a traça nem a ferrugem consomem, onde os ladrões não minam nem roubam porque onde estiver o vosso tesouro aí estará também o vosso coração"

 No versículo 25: "por isso vos digo: não andeis cuidadosos quanto a vossa vida pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber nem quanto ao vosso corpo pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento e o corpo mais do que a vestimenta?

E aí no versículo 31 Jesus disse: "Não andeis pois inquietos dizendo que comeremos? ou que beberemos? ou com que nos vestiremos? porque todas essas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas buscai primeiro o reino de Deus e a  sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não  vos inquieteis pois pelo dia de amanhã porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.  Basta a cada dia o seu mal"

Você está satisfeito com a vida que tem? Você está satisfeito com corpo que tem? Você está satisfeito com o cabelo que tem? com o emprego? com a família?com  o marido? com a esposa? com os filhos? com a vida espiritual?

O apóstolo Paulo diz em Filipenses que aprendeu a contentar-se com o que tem.  Se ele aprendeu nós podemos aprender também com ajuda do Espírito Santo. O apóstolo Paulo sabia estar abatido, sabia ter muito, sabia ter pouco, e estava satisfeito porque o seu coração não estava nas circunstâncias que ele vivia, mas no Senhor. A sua alegria vinha do alto. A sua esperança vinha do alto..

1Timóteo  6: 6- 16 "mas é grande ganho a piedade com contentamento porque nada trouxemos para este mundo é manifesto e que nada podemos levar dele, tendo porém sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes,  mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço em muitas concupiscências loucas e nocivas que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu o filho do homem foge destas coisas, segue a justiça a piedade a fé o amor a paciência a mansidão"

Somos uma geração murmuradora e amarga tal qual aquela do deserto. Nunca estamos satisfeitos com aquilo que temos, com aquilo que somos, colocamos na conta de Deus tantas vezes aquilo que nós mesmos causamos ou precisamos resolver.

Contentamento não é se contentar com pouco. Deus quer que cresçamos em tudo. Faça sua parte: estude, trabalhe,  ore, jejue, sirva,  mude o que está em suas mãos mudar, e seja contente.

Onde está a fonte da sua satisfação e alegria? Se está no mundo,  no marido, no filho, no ministério,  igreja, dinheiro,  trabalho você será um eterno murmurador e insatisfeito.

Filipenses 4:4 diz: Regozijai-vos sempre no Senhor outra vez digo regozijai-vos..

Você consegue ser feliz só por ser salvo?  A fé te basta?  A fé é suficiente para você ou não é suficiente? A graça de Deus é suficiente?

 Oremos ao Espírito Santo que nos ensine a arte do contentamento porque ele pode nos ensinar

João  14: 26 "  Mas aquele consolador o Espírito Santo que o pai enviará em meu nome vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".

 É o Espírito Santo que vai nos ensinar a ser contentes com aquilo que somos e temos.

Nenhum comentário: