sábado, 27 de dezembro de 2008

Aprendendo a ser noiva de Jesus

“Fala o meu amado e me diz: levanta-te amada minha,
formosa minha, e vem”
Cânticos dos Cânticos 2:10

Você sabe o que é um noivado? Carrego uma linda argola de ouro no dedo anelar direito atualmente e acho que posso falar um pouco da minha experiência. Depois de três anos de namoro fique noiva. Ele insistia para que ficássemos o quanto antes e eu não dava muita importância. Para mim, não ia fazer diferença nenhuma, ser namorada ou noiva. Mas acabei cedendo e vi que tudo mudou. Absolutamente tudo.
A vontade de estar perto mudou, aumentou. A responsabilidade e os sonhos para que o casamento chegasse logo mudou. O amor parece que se solidificou e cresceu. Tenho mais cuidado e preocupação com a saúde, com as roupas e com a alimentação dele e percebo que ele me olha como se eu fosse a mulher mais linda do mundo. No mundo espiritual fomos ligados e isso tem nos fortalecido também. As pessoas nos reconhecem como “praticamente casados” e é comum me dizerem: “Seu marido isso, seu marido aquilo...”. Sei que é de brincadeira, mas há um respeito e um comprometimento diante das pessoas.
O resultado desses sete meses de noivado é que ele se tornou uma pessoa muito mais responsável, protetora e carinhosa e eu mais prestativa, cuidadosa e digamos, prendada. Tenho me dedicado a aprender a cozinhar para agradá-lo. Enfim, até estamos nos arrumando melhor para encontrarmos-nos.
Onde quero chegar? Sempre que o Senhor usa figuras ou simbolismos na Bíblia é para nos ensinar e nos fazer entender mais facilmente a profundidade dos mistérios espirituais. Pelo meu testemunho, podemos notar que há uma diferença entre namoro e noivado. Mas o Senhor nos chama de noiva e não de namorada. O noivado é preparação, é ansiedade pelo casamento. Você se sente ansioso para as Bodas do Cordeiro, para se encontrar com o Senhor no arrebatamento? Muitos nem conhecem ao Senhor para desejarem encontrar com Ele.
Isso é um grande problema que cada um de nós deve combater. Não apenas devemos conhecer o Senhor, mas assumirmos nosso noivado com Ele. Nosso compromisso, em agradá-lo, como noiva ataviada e prendada. Ele por sua vez, também ansioso pelo casamento, se emocionará, ao encontrar sua noiva. O Espírito diz que há tantos hoje que apenas flertam com o Senhor, outros ficam, outros namoram, mas preferem não se comprometer.
Os que flertam são aqueles que reconhecem que Cristo é o caminho, mas dizem “Um dia, eu vou”, os que ficam são aqueles que só encontram com o Senhor na igreja ou em horários estratégicos do dia, mas a grande maioria namora o Senhor, cultiva até um relacionamento estável com o Senhor, dentro e fora da igreja e fica estagnado, não busca mais. Mas há aqueles que noivam com o Senhor, pensam no seu amado dia e noite, tem prazer na sua palavra e fala com ele todo o tempo, em pensamento, com louvores, na rua, no trabalho, em casa. Fazem questão de se apresentarem da melhor maneira possível ao noivo. Quando erram, sentem-se mal e correm para fazer as pazes.
O que você é do Senhor Jesus? Um flerte, uma ficante, uma namorada ou a noiva amada. Ezequiel 16:8 diz “Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores, e estendi sobre ti a minha aba e cobri a tua nudez, e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e ficaste sendo minha”. Que amor é esse que nos resgatou, nos acolheu, nos tratou, nos cuidou? Esse é o amor do noivo.
O livro de Cantares, que fala sobre o amor de Salomão para com a sua esposa Sulamita, entrou no Cânon Sagrado (coleção dos livros reconhecidos pelos Pais da Igreja como inspirados pelo Espírito Santo e que hoje compõem a Bíblia) como a simbologia do amor de Cristo para com a sua igreja. E neste livro vemos um casal apaixonado que se admira, que se deseja. Há vida no relacionamento, há fogo.
Como seria um noivado onde o noivo faz todas as vontades da noiva, e ela nunca cede? Ou quando a noiva só se aproxima do noivo para pedir presentes? Ou ainda quando a noiva não se prepara para o casamento, não sente desejo, nem se atavia para ver o noivo? São relacionamentos doentes que muita gente leva com o Senhor.
O primeiro tipo de noiva quer que Jesus faça tudo, mas não reconhece que precisa mudar, o segundo não quer o abençoador, mas as bênçãos e o terceiro caiu na monotonia, esfriou. Felizmente, o Senhor cura todas essas noivas e as transforma em noivas prudentes. Basta buscarmos a nossa cura e libertação e regarmos diariamente a plantinha do nosso amor com o Senhor.
Há um caso ainda mais grave, relatado nos versículos 2-6 do capítulo 5 de Cantares. O Senhor Deus revelou essa palavra a um professor do seminário teológico que freqüento: “O amado bateu à porta de sua amada lhe fazendo declarações de amor, mas a noiva sentiu preguiça de se aprontar para abri-lhe a porta. O tempo passou e quando a Sulamita foi abrir a porta, só encontrou o cheiro de mirra na fechadura”. Era o cheiro do seu amado, ela saiu pela cidade a sua procura, mas não o encontrou, sua alma desfaleceu.
Infelizmente, muitas noivas estão apenas sentindo o cheiro do Senhor, não tem mais comunhão com seu espírito. Acomodaram-se em buscar sua presença e o Espírito se retirou das suas vidas. A preguiça de buscar a Deus diligentemente, de ir à igreja deixaram muitos, que já conheceram ao Senhor, prostrados. Todavia, alegremo-nos porque o Senhor nos perdoa quando nos quebrantamos e volta a habitar em nós.
Ainda em Cantares, no capítulo 8:6, o Espírito de Deus diz que o amor é mais forte que a morte. O amor de Deus para conosco não tem limites, não conhece fronteiras.
Se você reconhece que seu relacionamento com Deus está estagnado ou doente, fale com o Senhor ainda hoje, não deixe para amanhã. Renove seu compromisso com o Pai. Ele anseia por isso e Ele diz a cada um de nós que “Se não ouvirdes (as minhas Palavras), a minha alma chorará em oculto, por causa da vossa soberba e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porque o rebanho do Senhor se vai levado cativo” Jeremias 13:17
Que essas palavras possam impactar e transformar as nossas vidas para que busquemos a libertação de tantos cativeiros que ainda nos prendem. Cativeiros que, muitas vezes, nós mesmos criamos e até cultivamos. E então libertos, possamos nos entregar ao Senhor sem reservas.
Precisamos nos envolver de verdade nesse amor. Deixar Jesus nos enlaçar com seu abraço gostoso. Sinta a sua presença agora! Ele olha para você enquanto lê. Ele, do seu trono de glória, te contempla... Feche seus olhos e sinta a sua presença. Depois declare-se para Ele como Paulo fez em Romanos 8:38-39:

“Porque estou certo de quem nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem coisas futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”


Esse versículo é a resposta para os meus questionamentos sobre as declarações de Paulo a respeito do prazer nas fraquezas. O casamento só se desfaz quando acaba o amor. Não nos separemos de Cristo. Consertemo-nos e tenhamos uma segunda lua-de-mel nos braços do Senhor. “A glória desta última casa será maior do que a primeira” Ageu 2:9
Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário: