quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A força do perdão

Quando nos convertemos, aprendemos que um dos mandamentos do Senhor é amar ao próximo como a nós mesmos. Outro mandamento é perdoar. Quando Pedro perguntou a Jesus quantas vezes deveria perdoar seu irmão, Jesus respondeu 70 vezes 7 num só dia. Isso dá 490 vezes num só dia. Imagina ser ofendido pela mesma pessoa quase 500 vezes e ainda assim dar perdão.
O perdão, depois do amor, é o sentimento mais lindo que existe. Ninguém que é perdoado merece o perdão, se não não precisaria de perdão. Perdoe-me a redundância! Mas é a verdade. O´perdão é para aquele que não se ressente em se humilhar e conceder áquele que o ofendeu a chance de começar de novo. De zerar, apagar, sem dividas. Quando somos ofendidos, nossa Justiça Propria (aquele pano de chão - trapo de imundícia - que temos dentro de nós e nos estraga, fazendo de nós dignos aos nossos olhos) acende e levanta como um leão. Nossa primeira reação é querer juntar apoiadores contra nosso ofendidos. A Lingua coça, queremos nos defender, afinal, temos a razão. Mas é aí que vem o lindo Evangelho de Cristo e nos confronta. Ele diz: Se vc sabe que algum irmão tem algo contra vc (OU SEJA< É A PESSOA QUE TEM CONTRA VC E NÃO VC CONTRA A PESSOA), deixe sua oferta no altar e vá se reconciliar.
Isso é lindo! Porque rompe as estruturas malignas de iniquidade da nossa Justiça Próprias.
Na caminhada cristã, nem sempre somos os mocinhos, as vezes nós somos os opressores e nem percebemos que nossas palavras, atitudes, omissões magoaram alguém... Essa coisa da ofensa é sempre relativa, há sempre duas razões, dois lados, duas verdades. Por isso, não percamos tempo perpetuando raízes de rejeição, de maldade e dando alimento para o Diabo nos aprisionar ainda mais. Libertemos-nos através do perdão! Liberemos todos aqueles que "achamos" que nos fizeram algum mal, peçamos perdão áqueles a quem fizemos mal. E vivamos assim, a essência do Evangelho de Cristo. Recusemo-nos a nos esconde atrás de púlpitos, cargos, ministérios, eventos, etc.... esconder nossas misérias só as fazem ganhar mais força dentro de nós. Evangelho é exposição, não tem jeito. Quer mais exposição do que entregar a própria vida por amor a milhões de pessoas que escarneciam e cuspiam no rosto do cordeiro. Quanta humilhação.... quem somos nós para fugir... nossa cruz é tão mais leve!
Sigamos os passos do nosso Mestre! Ele olha lá de cima sorridente cada vez que conseguimos obedecer a sua Palavra!